Product ID: 157
Product SKU: 157
New In stock />
Pau-Brasil, Da Semente À Madeira : Conhecer Para Conservar.

Pau-Brasil, Da Semente À Madeira : Conhecer Para Conservar.

Destaque Lançamento

Disponibilidade: Imediata

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

 

Pesquisadores científicos, um músico e um arqueteiro, artesão especializado na fabricação de arcos para violinos. Estes são os autores do livro “Pau-brasil – da semente à madeira”, com textos sobre os aspectos históricos e econômicos dessa árvore, além de estudos científicos atualizados, com informações inéditas sobre a sua fisiologia, áreas de ocorrência e ações para a sua preservação.

Árvore-símbolo

O livro, com 184 páginas fartamente ilustradas, inclusive com reproduções de textos dos séculos XVI e XVII, foi organizado pelos pesquisadores Rita de Cássia Leone Figueiredo Ribeiro, Claudio José Barbedo, Edenise Segala Alves, Marisa Domingos e Márcia Regina Braga, do Instituto de Botânica. Os textos são assinados por botânicos, especialistas em sementes, produção de mudas, desenvolvimento e reprodução vegetal e anatomia de madeira, além do músico Abel Vargas e o “luthier” Daniel R. Lombardi.

A publicação trata dos diversos aspectos dessa espécie tropical típica de áreas de Mata Atlântica, abordando na primeira parte a história da exploração da madeira do pau-brasil, desde o início da colonização do Brasil, no século XVI. A importância econômica dessa essência nativa promoveu, inclusive, a mudança do nome Terra de Vera Cruz, primeira denominação dada por Pedro Álvares Cabral à terra descoberta, para Costa do Brasil, Terra do Brasil e, depois, apenas Brasil, em referência ao corante vermelho, cor de brasa, presente na madeira.

Com flores amarelas em cacho, o pau-brasil tornou-se a árvore-símbolo do nosso país, sendo uma das espécies mais requisitadas, hoje, por escolas, empresas e entidades não-governamentais, para celebrar datas como o Dia do Meio Ambiente ou o Dia da Árvore, que marca o início da primavera.

As outras partes do livro trazem informações sobre a biologia da espécie, formação da semente, características ecológicas e manejo em bosques e em áreas urbanas. A quarta parte do livro trata das propriedades da madeira e seu uso na confecção de arcos de violinos, sugerindo espécies alternativas para a fabricação de instrumentos mais, para amenizar a pressão sobre o pau-brasil.

 

  •  

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira os produtos