Taxon Brasil
Product ID: 197
Product SKU: 197
New In stock />
Kit Mata Atlântica floresta estacional e Mata Atlântica ombrófila densa

Kit Mata Atlântica floresta estacional e Mata Atlântica ombrófila densa

FRETE GRÁTIS Destaque

Marca: Taxon BrasilDisponibilidade: Imediata

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete
Autografados

Dois guias de identificação com muitas fotos para te ajudar a conhecer e identificar as especies da Mata Atlântica.

1. Este livro é um guia para identificação de espécies vegetais que ocorrem na Mata Atlântica (especialmente voltado à Floresta Ombrófila Densa). Ele apresenta imagens e dicas de campo para o reconhecimento de 162 espécies de plantas nativas, de 50 famílias botânicas diferentes, coletadas na região do Vale do Ribeira (SP).

As características e atributos descritos no guia podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de uma lupa, facilitando o trabalho de biólogos, engenheiros ambientalistas, ecologistas e demais profissionais em expedições de pesquisa, e auxiliando também agentes de diversas áreas ligadas à natureza e à preservação ambiental, como o ecoturismo e o paisagismo.

Entre as espécies catalogadas estão desde aquelas de grande porte, como o jequitibá, o jatobá e o ipê-roxo, até plantas mais delicadas como orquídeas e bromélias.

2.A Mata Atlântica se estende ao longo do litoral brasileiro, de norte a sul do país. Essa ampla distribuição, ao longo de diferentes gradientes de temperatura e altitude, resultou em uma flora riquíssima, formando um mosaico de tipos de vegetação que se inicia na linha de praia e segue até o interior do continente. Nessa porção mais interiorana, onde há uma maior diferença na quantidade de chuva ao longo das estações do ano, ocorre a Floresta Estacional, que não fica atrás em relação à biodiversidade e à exuberância de suas espécies, quando comparada com as florestas úmidas da costa brasileira. Uma característica marcante desta floresta é sua resposta ao período seco ou mais frio, quando a maior parte das árvores perde as suas folhas, voltando a recuperá-las no início das chuvas. Esse fenômeno pode ser observado principalmente nas maiores árvores desta floresta, como os angicos, jequitibás, perobas, paineiras e jacarandás. O resultado é um clima mais seco e maior quantidade de luz no interior dessas florestas, o que tem consequências na composição da flora e fauna. Este livro é destinado aos botânicos e profissionais da área ambiental e àqueles interessados pela flora brasileira, apresentando mais de 1.000 fotografias de plantas, além de conteúdo que auxilia no reconhecimento das espécies e na caracterização das florestas estacionais do Brasil. Adicionalmente, incorporamos um estudo de planejamento da composição florística do Jardim Botânico de Piracicaba, o qual tem como missão a conservação da flora magnífica das florestas estacionais.

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira os produtos